MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

PERGUNTAS FREQUENTES – 2024

Quando começam as aulas?

Haverá recepção aos estudantes ingressantes no dia 5 de fevereiro. Para os veteranos da EPTNM (Educação Profissional Técnica de Nível Médio) as aulas começam em 6 de fevereiro de 2024 e vão até 12 de julho (férias escolares de 15 a 29 de julho). O retorno será em 30 de julho e até o dia 29 de novembro, com recuperação final entre 3 a 13 de dezembro. O fim do ano escolar será no dia 20 de dezembro.

Para a Graduação as aulas começam em 4 de março de 2024. O semestre letivo 2024/1 vai até 6 de julho. Férias escolares serão de 15 a 29 de julho. Aguardando calendário letivo de 2024/2 para atualização.

Qual é o horário das aulas?

Horário de aulas do curso técnico integrado: 7h às 12h20 e de 13h às 18h20

Horário da aula no noturno: 19h às 22h30

Onde consulto os horários de aula por turma/curso?

Os horários de aula e sala podem ser conferidos aqui.

Tenho necessidade educacional específica, a quem devo informar?

Após efetuada a matrícula, os/as estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas podem procurar o NAAPI-NS presencialmente (sala 320 do prédio escolar – telefone 3319-7431) ou preencher o Formulário de Atendimento Inicial, dessa forma, um dos membros da equipe do NAAPI-NS irá entrar em contato e agendar o atendimento/acolhimento inicial. Caso deseje contato por e-mail:
naapi-ns@cefetmg.br. 

A página do NAAPI-NS é: www.inclusao.ns.cefetmg.br

Onde encontro o Calendário Escolar 2023?

Calendários da Graduação aqui.

Calendário da EPTNM (cursos técnicos) aqui.

Onde compro a blusa de uniforme?

É obrigatório o uso de camisa de uniforme (oficial) para o Técnico Integrado (diurno). As demais peças (camisa de educação física, calças, bermudas) são opcionais. Presencialmente, na lojinha (RDA – Serviços Gráficos e Papelaria), próxima à cantina, de segunda à sexta, de 8h às 21h e, durante o recesso escolar, de 8h às 17h. Valor da camisa oficial em janeiro de 2024: R$55. São aceitas todas as formas de pagamento: dinheiro, débito, crédito e PIX. Os contatos da loja RDA são: cefetmgcampus1@outlook.com e telefone com WhatsApp no (31) 99204 5329.

Onde consigo a lista de materiais?

Cada professor(a) irá orientar os estudantes conforme especificidades de sua disciplina. Em geral, não existem custos extras por material didático, que é subsidiado pela instituição. Por outro lado, alguns itens pessoais, como jalecos ou materiais específicos de desenho técnico deverão ser providenciados pelos estudantes/famílias.

Onde eu consigo fazer cópia e impressão?

A RDA – Serviços Gráficos e Papelaria – fica localizada no piso da cantina e oferta os serviços de reprografia (xerox), encadernação, plastificação, serviços de impressão e alguns itens de papelaria. É possível enviar o arquivo para impressão por e-mail ou WhatsApp. Os contatos são: cefetmgcampus1@outlook.com e telefone com WhatsApp no (31) 99204 5329. A loja fica aberta de 8h às 21h.

O Campus Nova Suíça oferta alimentação?

O Campus possui restaurante próprio com empresa terceirizada. A alimentação é subsidiada e tem valor de R$3,20 para todos os estudantes regularmente matriculados. Há isenção deste valor (gratuidade) para estudantes que tenham sido contemplados com bolsa da assistência estudantil.

Também há uma cantina que comercializa lanches e refeições. Há prato feito no valor de R$ 14,90, servido de 11h às 14h30 e lanchonete aberta no horário de 7h às 22h durante o período letivo.

Qual o horário do restaurante estudantil?

Almoço – 10h45 às 13h30 (segunda à sexta)

Jantar – 17h45 às 19h15 (segunda à sexta)

Como eu entro no restaurante?

O acesso ao restaurante se dá mediante uso da carteirinha estudantil e a recarga mínima no cartão é no valor de R$5.

Onde eu faço a carteirinha?

Quando do ingresso na Instituição, os discentes de todos os cursos e níveis de ensino devem solicitar o Cartão de Identificação do Estudante, utilizado para acesso às catracas, restaurantes e bibliotecas.

A requisição deve ser entregue ao Núcleo de Credenciais, situado na sala 245 do prédio Escolar. O atendimento ao público acontece de 09h às 12h e de 14h às 17h. O telefone é 3319-7078.

Para agilizar o processo, os interessados podem preencher e imprimir o formulário antecipadamente, conforme as instruções contidas no documento. A foto 3×4 deverá ser colada no local indicado.

Esqueci minha carteirinha. Posso entrar no restaurante?

Não. O acesso ao restaurante se dá, exclusivamente, mediante apresentação da carteirinha estudantil.

Minha carteirinha ficou pronta. Onde eu busco?

Na Central de Atendimento ao Estudante, no prédio escolar, em frente ao hall, sala 226, de 7h às 23h. Havendo greve, o funcionamento é de 7h às 19h.

Onde encontro o cardápio do restaurante?

Há uma previsão mensal para o cardápio que é atualizada neste link ao final da página.

Como avalio a refeição servida no restaurante?

Está disponível formulário eletrônico para avaliação diária da refeição, basta clicar aqui. Sua opinião é muito importante.

Quais são as normas do restaurante?

As normas do restaurante podem ser consultadas aqui.

O Campus Nova Suíça oferece bolsa ou auxílio?

O Programa de Bolsas oferece Bolsa Permanência (BP) no valor de R$380, auxílio financeiro mensal continuado aos estudantes com dificuldades para arcar com suas despesas acadêmicas. Há Bolsa Emergencial, no valor de R$380, como auxílio financeiro esporádico aos estudantes que apresentam condição socioeconômica desfavorável em virtude de situações transitórias. E a Bolsa de Complementação Educacional, no valor de R$700, como apoio financeiro continuado e complementação de aprendizagem com o cumprimento de 20 horas semanais em atividades/projetos correlatos ao curso do estudante. A seleção, para todas as bolsas, adota critérios socioeconômicos. Informações neste link.

Preciso conversar sobre minha vida escolar (aprendizagem, rendimento, relação professor-aluno, planejamento de estudos, entre outras), com quem devo falar?

Com a equipe de acompanhamento pedagógico.

Quero falar com a equipe de acompanhamento pedagógico, como eu faço?

O atendimento é feito mediante agendamento prévio, por e-mail (cde-ns@cefetmg.br), telefone (3319 7123 / 7124) ou diretamente na sala 215 do prédio escolar, de segunda à sexta, de 8h às 20h para solicitar agendamento.

Quero conversar com a psicóloga, como eu faço?

Comparecer à sala 215 do prédio escolar, de segunda à sexta, de 8h às 20h para realizar agendamento, que também pode ocorrer por e-mail (cde-ns@cefetmg.br) ou por telefone (3319 7098 / 7097).

Como me deslocar entre o Campus Nova Suíça e o Campus Nova Gameleira?

O transporte Intercampi tem partidas simultâneas dos campi Nova Suíça e Nova Gameleira, nos horários listados no link. Saindo do campus Nova Suíça, o ônibus faz uma parada no Expominas. No sentido contrário, a parada acontece na Escola Estadual Professor Leon Renault. É obrigatória a apresentação do cartão de identificação para embarque em qualquer um dos pontos. Caso ainda não tenha o cartão em mãos, o estudante ou servidor deve apresentar documento de identidade oficial com foto e comprovante de vínculo com a Instituição emitido pelo SIGAA (aluno) ou SIGRH (servidor).

Qual o horário da Biblioteca e como usar?

A Biblioteca funciona de segunda à sexta, de 8h às 21h. Todas as informações ao usuário estão descritos no Guia neste link. Para reservas e renovações as informações estão neste link. Estudantes do ensino técnico e da graduação podem realizar empréstimos de até 5 exemplares e pelo prazo de 14 dias.

Há algum Laboratório de Informática para realização de trabalhos escolares?

O Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Acadêmico, também conhecido como “Gigabyte”, é um laboratório de informática dentro da Biblioteca do Campus Nova Suíça. Composto por 16 computadores com acesso aos programas básicos e acesso à internet, consiste em um espaço para os usuários possam fazer pesquisas, digitar trabalhos, entre outras demandas promovendo a inclusão digital e propiciando melhores condições para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Nele também serão ofertados os cursos de Normalização de Trabalhos acadêmicos segundo a ABNT e o de Pesquisa Bibliográfica, que consiste em estratégias de busca e organização de resultados nas principais plataformas como SciELO e Portal de Periódicos da Capes. Este espaço funciona de segunda à sexta, de 8h às 20h30.

Onde eu solicito cancelamento de matrícula, colação de grau, diploma e outros documentos?

Estes serviços são realizados pela Coordenação de Registro Acadêmico. Informações podem ser obtidas nos contatos: cra-ns@cefetmg.br e nos telefones 3319-7147 / 3319-7148. Presencialmente, os atendimentos ocorrem na sala 212, de 8h às 21h.

Preciso de declaração de matrícula, como eu faço?

É possível emitir pelo SIGAA, acessando com a IU (identificação única). Em caso de dúvida, é possível fazer solicitação por e-mail (conforme curso) junto à Coordenação de Registro Acadêmico.

Para solicitação do comprovante de matrícula, faça contato no e-mail geral – cra-ns@cefetmg.br ou, conforme cursos, abaixo:

Cursos de Eletrotécnica/Meio Ambiente/Redes: roselyeustaquia63@cefetmg.br

Cursos de Equipamentos Biomédicos/Edificações/Hospedagem: fabianamatos@cefetmg.br

Cursos de Eletrônica/Eletromecânica: gustavoalves@cefetmg.br

Cursos de Mecânica/Mecatrônica/Informática: marcelolp@cefetmg.br

Curso de Química/Trânsito/Estradas: michelle@cefetmg.br

Estou afastado por motivo de saúde, onde eu informo?

Na coordenação de curso. Para afastamentos com prazo maior que 15 (quinze) dias, informar em até no máximo 03 (três) dias úteis após o início do impedimento, preenchendo um requerimento e anexando o laudo/atestado médico. No caso de afastamento por período inferior a 15 (quinze) dias, durante o qual o aluno tenha perdido atividade avaliativa, solicitar a “segunda chamada” de avaliação em até 3 (três) dias após a aplicação da prova, anexando ao requerimento o documento que comprove a situação que levou à ausência na data da avaliação.

Estou com problemas na minha Identificação Única (IU) (login e senha), aonde recorrer?

Há um passo a passo disponível neste link. Em caso de problemas, faça contato no telefone 3319 7408 ou no e-mail sistemas@cefetmg.br.

Meu filho se acidentou na escola. Quais são os encaminhamentos?

Em caso de acidentes, o estudante é encaminhado para o SMODE (Serviço Médico, Odontológico e de Enfermagem) do Campus Nova Suíça, na sala 217 do prédio escolar. O setor realiza curativos e primeiros cuidados nos acidentes de baixa complexidade; atua em pequenas urgências clínicas (febre, dores de cabeça, dores abdominais) cujo sintoma se dê após a chegada do aluno ao CEFET; presta atendimento em acidentes como ferimentos, traumas articulares, queimaduras, picadas de insetos ou outros ocorridos durante a permanência do aluno na escola; e atua em situações de ordem médica já acompanhada e/ou tratada por outros profissionais da saúde e que apresentem piora súbita ou intercorrências durante a permanência do aluno na escola. Nesses casos, o aluno deverá sempre portar um relatório médico, receita ou outro documento que comprove a situação com o objetivo de orientar o profissional que irá atendê-lo no SMOdE. Em caso de agravo que impossibilite o aluno de se locomover ao setor, deve-se ligar para o ramal 7284 e pedir ajuda. Em casos graves, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pode ser acionado e a família é imediatamente comunicada pela Diretoria do Campus.

Onde consigo informações sobre mobilidade internacional/intercâmbio?

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI), desde sua criação em 1996, busca inserir o CEFET-MG em acordos de cooperação interinstitucionais, visando trabalhar em ambos os sentidos dos fluxos internacionais, inside e outside. Informações na íntegra estão no site e por telefone 3319 7074 / 7471 e no e-mail sri@cefetmg.br.

Onde consigo informações sobre estágio?

Dúvidas, envio de documentos, convênios, seminários, podem ser esclarecidos no telefone 3319 7085. Atendimento sobre Bolsas de Inglês (PROLING), faça contato no e-mail cdca-proling@cefetmg.br. Atendimento sobre carreiras (plataforma CEFET Carreiras, orientação profissional, capacitação em línguas, etc.) no e-mail carreiras@cefetmg.br e no site disponível no link aqui.

Como utilizar a rede sem fio (wifi) do CEFET-MG?

Todas as orientações estão aqui.

Onde consulto as normas?

As normas acadêmicas da EPTNM (Educação Profissional Técnica de Nível Médio) estão neste link e da Graduação neste link. O Regime Disciplinar Discente está neste link. O Guia Acadêmico da Graduação está neste link.

Sou estudante do ensino técnico e preciso do NADA CONSTA, o que eu faço?

Basta preencher o formulário neste link e aguardar retorno por e-mail em até 2 (dois) dias úteis.

Dúvidas em relação ao Programa Pé de Meia?

Acesse o informativo em PDF neste link. 

É possível acompanhar pelo aplicativo “Jornada do Estudante”. Saiba como nesta notícia.

Como proceder em casos de assédio, discriminações e violências?

Acesse este Guia.

Para se informar sobre o fluxo, conheça aqui o procedimento padrão (PP) para tratar o relato de discriminação, assédio ou violência contra estudante. Há também o procedimento padrão (PP) para tratar das mesmas questões contra o servidor, bolsista ou terceirizado. Esteja atento(a) às informações e saiba como proceder. Você não está sozinho(a)!

O que é o CEFET-MG?

Vídeo institucional aqui.