MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG


Projeto BCE 2024

Título: Processos de socialização dos estudantes negros dos cursos técnicos integrados do campus Nova Suíça

Orientadores: Maiara Patrícia Carvalho Campos (CDE-NS); Nelson Nunes dos Santos Júnior (CDCA); Erica Barezani (CDE-NS)

Bolsista: Rodrigo Santos Souza

Cartilha: Processos de socialização dos estudantes negros dos cursos técnicos integrados do Campus Nova Suíça

Apresentação na 20ª Semana C&T do CEFET-MG

O projeto analisou os processos de socialização dos estudantes negros do ensino técnico integrado para tentar compreender as disparidades entre estudantes negros e brancos. Foram aplicados questionários nas turmas de 3º ano de todos os cursos técnicos integrados do campus Nova Suíça. Responderam ao formulário 132 estudantes, 78% do total de discentes do último ano do ensino médio técnico. Entre os dados, se destacam o fato de que 66,67% dos respondentes disseram ter mais de 10 amigos no CEFET-MG, indicando uma forte rede social entre os estudantes. Contudo, 10% dos estudantes negros da pesquisa relataram que já sofreram racismo na instituição.


Projeto BCE 2024

Título: Divertidamente: um caminho para a saúde mental

Orientadores: Erica Barezani (CDE-NS) e Maiara Patrícia Carvalho Campos (CDE-NS)

Bolsistas: Kevin Daniel da Silva e Thais Batista Silva

Apresentação na 20ª Semana C&T do CEFET-MG

São constantes as queixas relacionadas à ansiedade, depressão, somados à sobrecarga diária de atividades acadêmicas em todos os níveis de ensino. Desta maneira, manter a oferta de atividades lúdicas que ajudem a aliviar e lidar com estresse no ambiente escolar é pertinente. O lazer e o tempo para descanso são fundamentais para a intensa rotina que os jovens experimentam na instituição, bem como para a recuperação e/ou manutenção da saúde mental. As escalas de avaliação da Qualidade de Vida adotadas para avaliar o grau de sucesso dos programas de saúde mental apresentam questões sobre tempo livre, lazer e divertimento compondo tais escalas, de modo que o lazer aparece como uma importante dimensão da qualidade de vida. O projeto Divertidamente: um caminho para a Saúde Mental continuará a oferecer uma opção recreativa e cultural a todos os estudantes da instituição, entendendo que é também função do espaço escolar ofertar tais possibilidades.


Projeto BCE 2023

Título: Uso da ciência no combate à desinformação (fake news) sobre corpos, gêneros e sexualidades

Orientadores: Abelardo Bento Araújo (CDE-NS); André Luiz Gomes dos Santos (SIASS); André Leme Pédico (DADT); Gláucia Pinto e Porto (DIRGRAD); Juliana de Alencar Viana (CDE-NS); Pedro Henrique Pereira Daldegan (DM)

Bolsistas: Camyla Reis Da Silveira; Rodrigo Santos Souza

Apresentação na 19ª Semana C&T do CEFET-MG

O projeto visou combater as fake news que incidem sobre corpos, gêneros e sexualidades. A disseminação sistematizada de inverdades afeta, especialmente, minorias sociais, fomentando preconceitos e violências. Foram realizadas rodas de conversas com estudantes no Campus NS, para problematização e discussão de publicações com desinformação. Foram realizados estudos iniciais, com os bolsistas, sobre conceitos como (des)informação, crença e verdade; noções de análise de discurso; elaboração de formulário de avaliação e criação de rede social (@descomplicaLGBTQIAP). Nas análises das notícias, identificamos montagens/edições e manipulação de discursos que instigam incertezas e medos, promovendo caos social, por interesses políticos ou disputas de poder. Pelas avaliações, o projeto trouxe contribuições para o letramento científico e a formação integral.


Projeto BCE 2023

Título: Divertidamente: Um caminho para a Saúde Mental

Orientadores: Erica Barezani (CDE-NS) e Maiara Patrícia Carvalho Campos (CDE-NS)

Bolsistas: Graziele Soares Menezes; Gabriela Aguiar Xavier

Apresentação na 19ª Semana C&T do CEFET-MG

O projeto Divertidamente: um caminho para a Saúde Mental foi pensado com o propósito de desenvolver atividades que promovam o bem-estar, ampliem o conhecimento sobre temas que afetam a saúde mental, assim como proporcionem momentos de lazer que auxiliem no alívio de sintomas e agravamentos da saúde mental entre estudantes. Mensalmente são exibidos filmes e realizadas atividades lúdicas, interativas, de acordo com o temas previamente estabelecidos pelas coordenadoras. Observa-se considerável participação do público discente nas atividades propostas, com avaliação positiva dos participantes e também acompanhando os eventos através das redes sociais. Avaliamos que o Divertidamente é importante para a dinâmica de estudos integrados, para que os estudantes possam ter mais opções de momentos de lazer no ambiente escolar/acadêmico na longa jornada que realizam na instituição diariamente.